quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dicas para um jantar romântico

 

Está pensando em aproveitar o final de semana para promover um delicioso momento a dois? Então esqueça aqueles pratos muito elaborados e decoração trabalhosa para garantir disposição na hora de curtir um jantar romântico.
Comece pensando em como deixar o ambiente acolhedor eliminando os exageros. Para a iluminação, por exemplo, aposte apenas no abajur e algumas velas com leve perfume ou candelabros estrategicamente distribuídos pela casa. Para complementar, coloque para tocar uma música suave e baixinha.
A mesa, claro, é o principal. Escolha entre jogos americanos, toalha ou apenas souplat. Opte também por guardanapos de tecido e decore com pequenos arranjos de flores e velas para ajudar a criar o clima. Esqueça a tradicional combinação prata e rosas vermelhas, dando preferência aos tons terra, laranja e dourado mesclados com rosas no tom chá.

crédito: Iara Venanzi

Iara Venanzi
Para beber, não abra mão do vinho. A não ser que a companhia tenha um gosto muito particular e exiga outro tipo de acompanhamento. Se for servir carne, opte por vinho  tinto. Já para peixes e frutos do mar, prefira o vinho branco.
Caso o casal não beba, prepare em uma jarra bonita uma mistura de água gaseificada com rodelas de limão e gelo.
Sugestão de cardápio: 
Entrada: Salada de agrião com figos e iogurte
Lave bem as folhas e corte 18 figos em comprimento. Para o molho, misture uma colher (chá) de iogurte natural, uma colher (chá) de queijo de cabra esfarelado, duas colheres (chá) de mel, duas colheres (chá) de suco de limão e distribua as folhas de um ramo de hortelã.
Prato principal: Atum com castanha de caju (Receita do Restaurante Osteria)
Ingredientes:
  • 4 postas de atum fresco
  • 2 dentes de alho fatiados
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 100 g de castanha de caju picada
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Folhas de hortelã
Lave o atum e seque numa toalha de papel. Tempere-os esfregando alho, sal e pimenta. Reserve.
Coloque as castanhas picadas em uma assadeira e leve ao forno médio por 10 minutos, cuidando para não deixar queimar. Retire e reserve.
Aqueça a manteiga numa frigideira antiaderente e doure as postas de atum de cada lado rapidamente, de modo que fiquem cozidas por fora e cruas por dentro.
Espalhe as castanhas picadas e as folhas de hortelã por cima do atum e sirva imediatamente.
Sobremesa: Taças de frutas vermelhas
Ingredientes:
50 g de framboesa fresca
50 g de amora fresca
50 g de açúcar refinado
Preparo:
Misture todos os ingredientes e deixe derreter em fogo baixo e reserve. Depois basta jogar por cima de uma bola de sorvete de nata.
Aproveite e declare seu amor! E bom jantar…

Nenhum comentário: