terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Confraternize com inspiração árabe

Com o final de ano chegando, são inúmeros os encontros para brindar com os amigos e a família. Para mudar um pouco as características dessas confraternizações, que tal receber seus convidados com a casa bem decorada e um cardápio simples com inspiração árabe?

Na decoração, utilize tons de vinho, bege, dourado, prata e cobre. Essas cores remetem muito bem à tradição. Agora, se você é do tipo que prefere inovar, experimente usar combinações de turquesa, prata e laranja.
Separe lanternas, velas e donzelas e use na mesa da comida e aparadores ou mesas de canto e centro para darem charme e aconchego ao ambiente. Espalhe almofadas grandes e confortáveis pelo chão para dar uma alternativa aos sofás e cadeiras. Alie ainda o uso de tapetes na decoração de maneira casual.
O que servir:
Para facilitar, encomende em uma casa especializada esfihas, coalhada seca, kibe cru e doces típicos. Distribua as iguarias em travessas e bandejas sem muitos detalhes para não sobrecarregar a decoração.
E, para imprimir um toque pessoal, faça você mesmo receitas fáceis e capazes de agradar seus convidados. Veja algumas dicas:
Kibe assado
Ingredientes:
- 1/2 kg de carne moída (com pouca gordura);
- 250g de trigo para kibe (precisa ficar de molho por pelo menos duas horas);
- 1 cebola média bem picada;
- 1 maço de hortelã ou um punhado de cebolinha e salsinha bem picados;
- 1 colher de sobremesa rasa de sal;
- 1 colher de sobremesa rasa de Pimenta Síria;
- 3 colheres de sopa de margarina para untar a assadeira e cobrir o kibe antes de assar;
- limões p/serem espremidos sobre o kibe na hora de servir.
Mode de preparo:

Deixe o trigo de molho por cerca de 2 horas em uma tigela com muita água para que ele possa expandir. Tire o excesso da água espremendo o trigo e coloque em uma tigela grande. Dica: o trigo deve ficar úmido, mas não encharcado.
Acrescente todos os outros ingredientes, com exceção da margarina, e mexa com muita vontade. O segredo do sucesso é trabalhar bastante esta mistura. Se conseguir fazer a receita com certa antecedência, coloque a mistura bem embrulhada na geladeira.
Uma hora antes de servir, besunte uma forma retângular (32cm x 22cm) com margarina, acrescente o kibe cru e nivele com auxílio de uma colher. Com uma faca, antes de assar, corte o kibe em pedaços de mais ou menos 5x5cm e coloque pedacinhos de margarina entre alguns cortes. Depois, cubra a forma com papel alumínio e asse por 60 minutos em temperatura média, sendo que após 50 minutos você deverá retirar o papel alumínio para dourar o kibe.
Salada Fatouche para acompanhar
Ingredientes:
- 3 pepinos
- 3 tomates
- 1/2 maço de hortelã
- 3 cebolas verdes
- 1 pão sírio frito ou assado em quadradinhos
- 1/2 copo americano de azeite de oliva
- 1 pitada de sal
- 1/2 colher (chá) de alho amassado
- 1/4 de copo americano de suco de limão
- 2 colheres (sopa) de Sumah (tempero encontrado em lojas especializadas)
Modo de preparo: 
Corte os tomates e os pepinos em cubos médios, acrescente o hortelã sem picas e as cebolas picadas. Reserve. Jogue por cima os pedaços de pão sírio frito ou assado.
Para o molho, misture o sal, o azeite, o alho, o Sumah e o limão e jogue por cima da salada.
Depois de tudo servido, finalize o encontro com chá de hortelã. Além de saboroso, ele é bastante tradicional nessa culinária por causa de seus efeitos digestivos.
 

Nenhum comentário: