segunda-feira, 6 de junho de 2011

5 dicas para festa junina ( para não prejudicar sua dieta)


Minha endocrinologista Dr. Zuleika Halpern me passou umas dicas muito boas....já que eu adoro festa junina. Acho que serve para todas...então prestem atenção ;)

1. Cuidado com a quantidade. 
Os alimentos de festa junina são geralmente muito calóricos. 

2. Lembre-se que a comida não é o atrativo principal da festa. 
A companhia, os jogos e brincadeiras também fazem parte da diversão. Procure diminuir o tamanho das porções consumidas. Eventualmente, vale a pena dividir os quitutes com alguém para experimentar vários tipos de guloseimas sem comprometer a dieta. 

3. Não vá para festa com muita fome. 
Fica difícil controlar a quantidade se estivermos muito tempo sem nos alimentar. Excepcionalmente, os petiscos podem substituir uma refeição principal. Vale a pena fazer um lanchinho intermediário, como por exemplo, uma fruta e um iogurte

4. Cuidado com quentão e o vinho quente.
O álcool também apresenta muitas calorias e deve ser consumido com bastante moderação. Especialmente nessas receitas que ainda contam com o açúcar. 

5. Se na festa houver algum exagero, não devemos deixar de retomar o controle alimentar nas refeições subseqüentes. 
Não vale ficar em jejum para compensar, da mesma forma que não vale esquecer-se dos alimentos saudáveis e comer coisas calóricas e engordativas no mês inteiro só porque é junho ou porque “o estrago já foi feito”. A festa junina é um evento muito agradável, do qual a comida é parte muito importante. Devemos aproveitar, escolher os alimentos que mais apreciamos, sem nos esquecer que moderação é a palavra de ordem na reeducação alimentar.

Um comentário:

Nane Cabral disse...

É, festa junina é tudo de bom, pena que tudo que é bom engorda...Tenha uma ótima semana! Está tendo sorteio especial dia dos namorados lá no blog, participe! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com