terça-feira, 7 de abril de 2009

PARA PESSACH

Nos 8 dias de Pessach é proibido comer qualquer alimento que contenha como ingredientes grãos de trigo, centeio, cevada, aveia ou espelta (uma espécie de farinha vermelha), passíveis de fermentação quando em contato com a água. Por isso, bolos são proibidos!!! Menos esse, que não recebe nenhum dos ingredientes acima citados.
Quem precisa de um bolo para sobremesa e esta com preguiça de ir para a Zilana ou o Sta Luzia pode fazer essa receita.

1/4 xíc.chá de margarina
1 xíc. chá de açúcar
7-8 maçãs (descascadas e sem o miolo)
200 g de nozes
suco de 1 limão
5 ovos separados
5 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de fécula de batata

Para preparar as maçãs
Derreta a margarina e o açúcar no fundo de uma panela redonda funda de tamanho suficiente para acomodar as maçãs. Arrume as maçãs por cima do açúcar. Preencha os buracos dos miolos com as nozes. Esprema o suco do limão sobre as maçãs. Asse em forno pré-aquecido a 200 graus durante 30-45 minutos, até as maçãs ficarem macias.

Preparo da massa
Numa tigela grande, bata as gemas com o açúcar até ficar bem leve. Acrescente o suco de limão e a fécula peneirada. Em outra vasilha,bata as claras até endurecer, mas não secar. Despeje cuidadosamente as claras batidas na mistura das gemas. Derrame a massa sobre as maçãs quentes e asse por mais 30 minutos ou até testar a massa com um palito e este sair limpo. Deixe o bolo descansar por 10 minutos antes de virá-lo de desenformá-lo. Sirva frio.

Nenhum comentário: