terça-feira, 3 de março de 2009

Gabrielle Bonheur Chanel

Com uma infância pobre...órfã de mãe e devido a profissão do pai....Coco e suas 2 irmãs (teve 2 irmaõs e 2 irmãs) viveram em um colégio interno. Em 1903, com 20 anos, Gabrielle saiu do colégio e tentou emprego na área do comércio e da dança (como bailarina) e também fez suas tentativas no teatro. Mulher de muitas paixões (a maior de todas “boy” Arthur Capel), Coco fazia a moda para ela...adaptando roupas e tecidos para a necessidade de seu cotidiano. Mudanças importantes...tudo tem um porquê:
  • Mudou o tamanho dos chapéus (foi assim que ela se iniciou na moda fazendo Chapéu).
  • Adaptou corrente (alças) na bolsa para deixar as mãos livres enquanto andava.
  • Prometeu nunca mais usar espartilho quando saiu para jantar em um restaurante em companhia de Capel . Coco comeu demais e partiu as barbatanas do seu vestido...conclusão precisou da ajuda do namorado para fechar o vestido.
  • Para manter se manter aquecida...pegou a Suéter de Boy, mas em vez de vesti-lo pela cabeça para não amassar a roupa que usava, Coco cortou a frente com a tesoura, fez um acabamento com fita nas partes cortadas e acrescentou uma gola e um laço.
  • Outra revolução no armário feminino...seu “amigo” Rodier da tecelagem Rodier..mostrou alguns tecidos feitos a máquina, que esperava vender para fabricação de roupa de baixo masculina...o tecido bege foi um fracasso para Rodier, e sem dúvida Chanel achou que podia barganhar e pagar um bom preço...conclusão foi assim que Chanel introduziu o Jersey para suas roupas.
  • Misturava jóias com bijuterias...na época era algo inaceitável.
  • Se apropriou da calças dos marinheiros da tripulação Westminster. Desenhou para uso próprio...calça larga com boca de sino que iam até os tornozelos semelhante as usadas pelos marinheiros.
  • A noite começou a usar pijama de seda.
Bom... podia passar a tarde escrevendo todas as invenções e adaptações que Chanel fez ao nosso universo femenino...mas paro por aqui. Quis falar um pouco da atitude, da revolução que essa mulher fez com a vida de nós mulheres....ela quebrou barreiras, mudou o seu guarda roupa para enfrentar o trabalho e uma vida mais prática. Estou louca para ver o filme de Coco..a escolhida para o papel foi Audrey Tattou (que eu amo). Segue abaixo fotos do apartamento de Coco Chanel...algumas fotos são originais e outras são do cenário do filme.


Veja os detalhes e a decoração ousada de Coco....biombos da Chineses, peças trazidas da África, China e outros países..todas em plena harmonia...enfim uma mulher que revolucionou o mundo (quando o mundo só os homens eram ricos, empresários bem-sucedidos e trabalhavam).

Um comentário:

Romina Ferreira disse...

Adorei a matéria. Amo Chanel e estou louca para o filme ser lançado.
Beijo