quarta-feira, 11 de março de 2009

15O anos de idade

A Cadeira Thonet é mundialmente conhecida e vai fazer 15o anos este ano..então vamos respeitar e admirar essa cadeira pela sua leveza, seu formato e sua historia.

Você não sabe a festa que vai rolar para comemorar os 150 anos da cadeira aqui em São Paulo...soube de fontes super seguras, sobre a embalagem e o convite que grandes arquitetos vão receber. Se você leitora trabalha em algum escritório renomado de arquitetura aqui em São Paulo...avisa seu chefe sobre um convite em formato estranho pode bater a qualquer momento na sua porta...(sorry só posso dizer isso) se não estraga tudo.

A cadeira Thonet foi criada por Michael Thonet (1796-1871)...Michael nasceu em Boppart am Rhein, na Áustria onde montou seu primeiro atelier. Fundou a empresa Thonet em 1819 para produção de seus próprios projetos. Registrou sua primeira patente para moldagem de madeira laminada em 1842. No início do século XX vários arquitetos vanguardistas de Viena desenhavam móveis para Thonet, incluindo Josef Hoffmann.Na déc de 1930 a empresa passou por uma grande expansão com linhas de móveis tubulares em aço de desenhistas famosos da Bauhaus como Mart Stam, Marcel Breuer e Mies van der Rohe. Le Corbusier foi o primeiro a utilizar as cadeiras Thonet já num ambiente modernista. A cadeira 1859, ou modelo 214, foi e um dos modelos de maior sucesso concebidos para produção industrial. É o resultado de anos de experiência durante a déc de 1850 na arte de dobrar madeira sólida, e foi desenvolvida já com o objetivo de produção em massa (por volta de 1930 já tinham sido vendidos mais de 50 milhões de cadeiras em todo mundo). A empresa é atualmente dirigida pela 5 geração dos Thonet, com sede em Frankenberg, na Alemanha, onde mantém um museu.


Ah um detalhe muito importante...quanto mais rebuscada suas linhas mais antiga é a cadeira Thonet.
Não faz muito tempo..eu fui fazer um exame num lugar horroroso em SP (aquele exame admissional), naquela sala de espera horrível tinham 3 cadeiras Thonet de um modelo antigo....aiiii minha vontade era oferecer três, seis ou dez cadeiras novas e modernas para eles em troca dessas para a minha casa (óbvio que não tive coragem),mas esta ai a dica quem tiver coragem e fizer a proposta...quem sabe leva.

5 comentários:

Bella disse...

´linda demais!

Anônimo disse...

Ah! Eu teria tido coragem!!! Elas são lindas...

TATIANE disse...

tem um selinho no meu blog pra vc
bjoss

Marcela Fongaro disse...

meninas esta la pra qem quiser ...e oferecer uma proposta ahaha

Anônimo disse...

Onde encontro as xícaras de coração?
Acho a coisa mais linda, mas não encontro em lugar nenhum!

Beijos