sábado, 14 de fevereiro de 2009

Torre Eifeel

A Torre Eiffel foi inaugurada em 31 de Março de 1889 e hoje é o monumento mais vistado do mundo....mas nem sempre foi bem aceito o projeto e a torre do Sr Eiffel...grandes nomes das artes e letras francesas protestaram.
O jornal lê Temps publicou em 1887 o "Protesto contra a Torre do Senhor Eiffel”,

"Nós, escritores, pintores, escultores, arquitectos, amantes apaixonados da beleza até agora intacta de Paris, vimos protestar com todas as nossas forças, com toda a nossa indignação, em nome do bom gosto francês reconhecido mundialmente, em nome da arte e da história francesa ameaçadas, contra a construção, em pleno coração da nossa capital, da inútil e monstruosa Torre Eiffel, que o engenho público, com o seu cunho de bom senso e espírito de justiça, já baptizou como a Torre de Babel. (...):A cidade de Paris vai consentir que as ideias bizarras, as mercantis imaginações de um construtor de máquinas, a venham desfear irreparavelmente e contribuir para a sua desonra? Aliás, basta pensar, apenas por um instante, que aquela torre vertiginosamente ridícula, dominando Paris, tal como uma negra e gigantesca chaminé de fábrica, irá esmagar e humilhar todos os nossos monumentos, toda a nossa arquitectura requintada, com a sua massa bárbara. Todo o nosso passado irá desaparecer com esta torre estúpida. E, durante vinte anos, veremos alongar-se sobre toda a cidade, pulsante ainda do génio de tantos séculos, como uma nódoa de tinta, a sombra odiosa da odiosa coluna."

Algumas frases ditas:
  • "Este esqueleto de calafrio" Paul Verlaine
  • "Esta massa de ferro de pontas agrestes, inacabada, confusa, disforme" François Coppée
  • "Um cano de fábrica em construção, uma carcaça que espera para ser cheia de pedra e tijolo, uma grelha infundibuliforme. um supositório cheio de buracos" Joris-Karl Huysmans
A polêmica durou muito tempo, mesmo com o sucesso popular da torre.
Nem sempre os sábios acertam e hoje a Torre Eiffel é o símbolo da Cidade Luz e é também o monumento mais visitado do mundo. Casais apaixonados viajam e visitam a torre...e no mínimo os donos desta festa tem algo muito importante para homenagear a torre.

Nenhum comentário: